LEIS

Edição da Imagem Digital

Metade do prazer está no acto de fotografar, a outra metade está na edição digital.
No passado recente esse prazer estava na câmara escura, onde se desvendava como por magia a imagem impressa em papel, hoje essa câmara escura está na ponta dos nossos dedos, a nova câmara escura "o computador".
Muitas pessoas pensam que o computador com softwares de edição de imagem são um milagre, por vezes assim o parece ser.
Independentemente dos pequenos milagres que se possa fazer, algumas imagens são simplesmente irrecuperáveis, qualquer que seja o milagre que se tente fazer com o software.
Por isso ter sempre em atenção que o melhor é realizar as fotografias com a exposição correcta, poupa-nos muito trabalho e tempo na edição das imagens.

Os softwares de edição de imagens evoluíram de tal maneira que hoje são muito bons, contudo não podemos esperar bons resultados se o ficheiro não tiver a respectiva informação. Por exemplo se não tivermos detalhe nas altas luzes ou nas sombras, o software não têm capacidade para colocar informação nesses sítios, podemos usar a ferramenta de colonar para copiar detalhes de uma área semelhante, mas normalmente os resultados ficam com uma aparência artificial.

Edição de Imagem Dicas

Antes de começar a editar imagens

Independentemente do prazer de editar imagens, ter sempre presente que se não fotografarmos como deve ser temos uma perda de tempo a tentar salvar as imagens dos erros da captação, "controlo de brancos, ISO, erros de diafragma, sobexposição, subexposição, etc.
Esse tempo deveria ser usado para aperfeiçoarmos as imagens captadas, melhorar o seu aspecto, adicionar efeitos criativos.
Aprenda todo o funcionamento da câmara fotográfica
Usar a câmara correctamente para captar as imagens
Editar é aprender e saber o que corrigimos
Saber qual é a aparência de uma imagem bem corrigida

Bom contraste

Em fotografia, o contraste é a diferença entre as áreas escuras e as claras. Uma imagem de baixo contraste fica com uma aparência monótona, com pouca diferença entre as áreas claras e as escuras. Uma imagem de alto contraste fica com uma aparência irregular e poderá ter pouco detalhe nas áreas realçadas e sombreadas.

Cores realísticas

Como as cores das câmaras digitais têm configurações diferentes, segundo o local onde foram captadas as imagens, luz do sol, interior, sombra, o balanço de brancos, será necessário ajustar o balanço de brancos no software e edição.

Tons naturais da pele

Reproduzir os tons naturais da pele na câmara calibrar o balanço de brancos
Boa saturação.
Cores fortes e precisas, no menu das câmaras digitais é importante calibrar a câmara para o correcto perfil de cor sRGB normalmente de fábrica vêm em Adobe RGB.

Um nível apropriado de nitidez da imagem.

Dependendo da câmara digital as imagens poderão ficar nítidas ou não, as câmaras têm sistemas próprios que permitem ter mais ou menos foco. Mais ou menos detalhe.

O processo de correcção de imagens

A edição de imagem geralmente segue uma sequência de ajustes interdependentes. Em primeiro lugar corrigir a densidade, cor, retirar pequenas imperfeições, enquadramento, ajustar efeitos
Um exemplo simples é a nitidez. A nitidez parece um bom ponto de partida para a edição de uma imagem, contudo deverá ser a última situação a fazer na imagem, isto porque o ajuste da nitidez faz com que a imagem pareça nítida, aumentando o contraste nas arestas, poderá criar arestas com aparência artificial e efeitos de halo pronunciados à volta dos objectos que compõem a imagem.
Ter sempre em atenção que sempre que estamos a manipular a imagem estamos a adicionar ou retirar pixéis, o que quer simplesmente dizer que estamos a alterar a qualidade do ficheiro.
Devemos seguir um fluxo de trabalho, sempre com lógica, garantindo assim uma cópia de alta resolução e qualidade para ser enviada para a impressão.

Processo de correcção de imagem

O RAW tem de ser convertido para TIF ou JPEG.
Fotografar em RAW embora o Photoshop já venha com o software para abrir quase todos os formatos com bastante qualidade, é sempre bom utilizar o próprio software da câmara ou um software profissional.
  • 1 - Salvar e corrigir uma cópia do original.

  • 2 - Ajustar brilho e contraste.

  • 3 - Ajustar o equilíbrio de cores.

  • 4 - Escurecer e clarear.

  • 5 - Corrigir imperfeições, como poeira, arranhões e olhos vermelhos.

  • 6 - Cortar a imagem.

  • 7 - Tornar a imagem nítida.

  • 8 - Salvar uma cópia e redimensioná-la para impressão fotográfica ou imprensa, envio por e-mail ou colocar na Web.

Programas para edição de imagm


PHOTOSHOP

O mais popular nestes últimos anos é o Photoshop, que evolui para que a edição seja um grande prazer.
O Photoshop considerado o melhor software de imagem digital do mundo, proporciona magia que ajuda a dar vida à visão criativa.
Editar fotografias com edição avançada, criar imagens HDR atractivas, a preto e branco, panoramas com grande precisão.
Desenha tudo o que se possa imaginar, a uma velocidade fantástica.
Pode-se até colocar as ideias em movimento criando vídeos fantásticos de forma intuitiva.
Ferramentas muito poderosas fazem do Photoshop um amigo indispensável na pós produção de imagem digital






Adobe Photoshop CS6 Extended 13.0.1é a última versão

www.adobe.com




CorelDRAW

É um programa de desenho vectorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vectorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, DVDs, imagens de objectos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.

    www.corel.com

GIMP

Programa de excelente qualidade para edição de fotos, leve e gratuito
www.gimp.com

Lugar da Foto Comunidade online, cultura fotográfica, fotógrafos profissionais, cursos, truque e dicas, fotógrafos, fotografo, photograph, associaçao, formação de fotografia, fotografia digital, modelos, workshop fotografia, fotografia de moda, fotografia de publicidade, fotografia de autor, profissionais de fotografia, cursos fotografia, cursos, fotografia de casamento, fotografia de moda, gravidas, estudio fotografico, fotografia de baptizados, fotografia bebe, foto bebes, casamento, vou casar, gravidas, gravida, fotografia de casamentos, fotografia de baptizado, fotógrafo de baptizados, cursos de fotografia digital, formacao, edicao imagem digital, carlos vilas, rosa vilas, presentes natal, natal, prendas, parto, qualification, direito de autor, leis go marry, vou casar, formação, formacao, novidades, euronews, notícias, notícias de fotografia, foto, fotografos,fotografia,fotografos, photos, video, fotografias,reportagem,foto,fotos,portfolio,retrato,retratos,imagem,book,casting,laboratorio,, de fotógrafos profiossionais, nacional de fotógrafos, fotografos profissionais, fotógrafos profissionais, fotografos profissionais, photograph, associaçao, formação de fotografia, fotografia digital, modelos, workshop fotografia, fotografia de moda, fotografia de publicidade, fotografia de autor, profissionais de fotografia, cursos fotografia, cursos, fotografia de casamento, fotografia,fotografos, photos, video,fotografias,reportagem,foto,fotos,portfolio,retrato,retratos,imagem,book,casting,laboratorio, Carlos Vilas, rosa vilas, Rosa Vilas,fotografia, fotografias, foto de familia , fotos de crianças , gravidez, estudio, fotografia de grávidas, fotografia gravidas, fotografia de casamento, fotografia de baptizados, grávidas, barrigas de amor, barrigas de amor 2009, barrigas de amor 2010, barrigas de amor 2011, centro pre e pos parto, brides parade, brides, brides parade 2010, festas, organização de eventos, eventos, fotografos portugal, fotógrafos de portugal, lux, vip, foto de grávidas, maternidade, infantarios, infantários, foto bebés, fotografia de bebés, album digital, fotografia de casamento, livros digitais, fotografia de eventos, colégios, universidades, escritórios, gravidez menstruação, enjoo na gravidez, sinais gravidez, calendário gravidez, sistomas gravidez, gravidas, gravida, foto mulher gravida, barrigas de amor,guia de familia, guia de família, foto de barrigas, gestante, fotografia de gestante, foto para bebés, foto recem nascidos, foto bebe, foto bebés, fotografia de casamento, vou casar, gravidas, gravida, prendas para a mae, prendas dia da mãe, para a mae, prendas para a mãe, mãe, dia da mae, dia da mãe, presentes natal, natal, prendas, parto,