LEIS

Fotografar com pouca luz

O tempo de exposição afecta a indefinição da imagem.

Existem três tipos de desfoque:

O desfoque borrão

É o desfoque causado pelos movimentos parasitas da câmara em si, quanto maior for a objectiva mais o movimento fica pronunciado
Para evitar este problema pode usar-se o tripé ou utilizar um curto tempo de exposição.

Panning

É um desfoque devido ao movimento do sujeito ou movimento deliberado da câmara. Por exemplo, se seguimos um ciclista em movimento fazendo um movimento panorâmico, o ciclista ficará praticamente nítido, e o fundo, desfocado, é o panning. Se a câmara estiver fixa, o sujeito deixa um rastro de luz, isto também é um panning.

Desfoque artístico

Existe também desfoques artísticos como o efeito de zoom (tempo de exposição relativamente longo, e aumenta o zoom durante a captura, ou desfoque circular girando a câmara sobre si mesma durante o disparo.


Para concluir lembrar que:

Um tempo de exposição curto causa um efeito "congelado" em todos os sujeitos em movimento.
Um tempo de exposição longa provoca desfoque (borrão, panning).

Nas camaras digitais podemos:

Expandir a Exposição ISO

Para trabalhar com iluminação muito baixa, use os ajustes de expansão de sensibilidade através das funções personalizadas. Os valores ISO nas câmaras profissionais Canon podem ajustar-se até 102400 na Canon EOS-1D Mark IV), 25600 (EOS-5D Mark II).
                                                             
Redução do RuídoAs câmaras profissionais dispõem de uma função para reduzir o ruído quando se utiliza altos valores de sensibilidade ISO. Ao aumentar a redução de ruído, diminui-se a velocidade de disparos, devido ao processamento adicional que se requer.
A redução de ruído pode definitivamente melhorar a qualidade da imagem em altas configurações de ruído ISO, mas a redução de ruído é destrutível especialmente em termos de nitidez da imagem.
As imagens RAW são mais nítidas do que as imagens JPG e, mesmo com as configurações de redução de ruído idênticos, as imagens JPG mostrar menos ruído do que o RAW.